sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

TPM NÃO!!!!!


Oiii meninas!!! Eu sei, eu sei... nada pior do que ficar naqueles dias!! Já não bastava ter que ficar menstruando, ainda precisamos sofrer emocionalmente!! Isso não é justo. Pensando nisso, o post de hoje é para nos ajudar a aliviar e/ou evitar a TPM!!
Quando estamos de TPM, nossos hormônios ficam uma bagunça e isso provoca sensações estranhas. Isso justifica aquela vontade que temos, às vezes, de matar alguém!! Nós passamos por isso durante uns 10 dias antes da menstruação, mas nem todas sentimos. A média de mulheres que sentem o sintoma no Brasil é de 70%. Então temos algumas sortudas por aí!!
Muito da TPM está relacionada a ansiedade, e também estresse. Os sintomas mais comuns são: ansiedade, tensão, irritabilidade e a bipolaridade, que com certeza eu tenho!!




Quando estamos com a TPM mais intensa, criamos uma compulsão alimentar. Ficamos com muitos desejos, uma compulsão por doces e salgados, vontade de comer guloseimas. Mas isso pode provocar bastante dor de cabeça, sabia? Para poder evitar, você precisa conhecer os tipos de alimentos que podem ajudar ou piorar a situação.
Os alimentos aliados e inimigos da TPM são muitos, aqui temos alguns exemplos:

ALIADOS 

BANANA - A banana por ter magnésio e complexo B, ajuda  a regular o intestino em geral.

PÃO INTEGRAL - O pão integral, com as fibras. Ajuda a limpar o organismo, combatem a prisão de ventre.

COUVE - O couve acalma o sistema responsável pelo humor.

AVEIA - Ajuda no equilíbrio do organismo.

CASTANHA - Com o ômega 3, elimina os radicais livres e combate a retenção de líquido.

INIMIGOS

CAFÉ - A cafeína causa mais agitação e ajuda a reter líquido.

REFRIGERANTE - Além de reter líquido, dão a sensação de estufamento.

FRITURA - Prejudica o funcionamento do intestino. Pois provoca mal, além de reter líquido.

CHOCOLATE - Mesmo trazendo sensação de bem estar imediato, nosso queridinho pode trazer riscos por conter bastante gordura e açúcar.

Além da alimentação, se você perceber que os sintomas estão aumentando, procure a orientação de algum médico especializado para tratar a TPM. Os que podem diagnosticar são geralmente ginecologistas, mas também temos os Endocrinologistas.

O ginecologista, por exemplo, irá se basear no histórico médico e informações sobre seu ciclo menstrual. Não se acanhe em ir no médico, muitas vezes pensamos ser coisas simples e besteirinhas que com o tempo passa, porém alguns casos podem ser diagnosticados como problemas mais graves, como por exemplo, da tireoide. Os sintomas da tireoide são semelhantes ao da TPM, então cuidado.

O tratamento da TPM baseia-se no uso de remédios hormonais (anticoncepcional), exercício físico e boa alimentação. O exercício físico ajuda  a liberar hormônios que dão sensação de prazer. A dieta equilibrada, pode ajudar a diminuir as dores de cabeça e compulsão, por isso nosso queridinho chocolate não ajuda. Comer alimentos como a base de ômega 3, ajudará a diminuir as compulsões alimentares, e outros tipos já citados.



O uso de anticoncepcionais, para mulheres com sintomas leves, pode ajudar a diminuir a TPM. Ele ajuda a equilibrar os níveis de estrógeno, evitando a queda brusca que ocorre da menstruação e causa os sintomas. Os que são mais comentados entre médicos, em pesquisas, são:
YAZ
ELANI CICLO
YASMIN
 Mas existem outros anticoncepcionais, que são bons. Mas tenha cuidado ,os que possuem altas taxas de hormônios podem ter efeito contrário, então antes de tomar lembre-se de consultar seu médico. Estamos falando de remédio!!

Espero que tenham gostado das dicas!!! comenta aqui se você também sofre com a TPM!! kkk

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa eu vivo uma TPM constante hahaha, mulher sofre nessa época, eu fico toda dolorida e as cólicas surgem do além --'
Ameeeei a dica da couve, eu não fazia ideia!!!

veraode93.blogspot.com.br